Nem sempre é fácil definir atividades e jogos para idosos que precisam de ocupar o tempo para se manterem ativos e saudáveis. Mas com estas dicas, tudo vai ficar mais claro.
Com a esperança média de vida a aumentar, os idosos vivem cada vez mais tempo e em condições que lhes permitem manter-se ativos e com relativa qualidade.
Mas aquilo que nos faz bem assume muitas formas diferentes, pois cada pessoa tem as suas preferências. Contudo, em todos os casos, aquilo que nos dá prazer causa uma sensação de bem-estar que faz bem à saúde.
No caso dos mais idosos, é ainda mais importante promover este tipo de situações que revigoram, para manter os seus corpos, bem como os seus sistemas imunitários e nervosos, ativos.
Contudo, para quem cuida de pessoas da Terceira Idade, nem sempre é fácil saber como ajudá-los a ocupar o tempo. Se esse é o seu problema, temos aqui uma lista de atividades e jogos para idosos que ajudam a passar o tempo e a rir, contribuindo para a saúde física e mental.
Encontre o Cuidador de Idosos ideal
Benefícios das atividades e jogos para idosos
Mas, antes de mais, porquê organizar atividades e jogos para idosos? É uma questão de saúde, como já dissemos.
Além da questão psicológica e emocional, uma vez que ajudam a ocupar a mente e até no convívio com outras pessoas, podem também contribuir, de facto, para melhorar a saúde física.
Assim, a aposta em atividades físicas ajuda a combater e a prevenir:
Hipertensão
Problemas no coração
Obesidade
Diabetes
Osteoporose
Ansiedade e depressão.
Mas também fortalecem os músculos e permitem controlar melhor os movimentos de braços e pernas, o que ajuda a reduzir os riscos de quedas.
Por outro lado, diminuem a solidão, pois incentivam ao contacto com outras pessoas, e melhoram a autoestima e a confiança.
Ideias de atividades para idosos
As atividades para idosos devem assumir formas lúdicas e físicas, pois é tão importante fortalecer os músculos como o cérebro e a alma. No fim de contas, é a saúde do conjunto que nos faz viver mais tempo.
Porém, é sempre pertinente consultar o médico ou o geriatra do idoso para saber se tem algum tipo de limitação - se há movimentos ou exercícios que não pode fazer, por exemplo.
Além disso, é também preciso conhecer as características de personalidade do idoso para poder escolher o que é melhor para o seu perfil.
Algumas das possibilidades, em termos de atividades físicas para idosos, são as seguintes:
Golfe e minigolfe
Natação
Ténis
Badminton
Dança
Caminhadas ao ar livre.
Estas atividades são bem variadas e devem ser feitas conforme as capacidades dos idosos. Alguns não poderão para realizá-las todas, mas, por isso mesmo, é preciso saber adequá-las às pessoas certas.
Em todo o caso, ajudam a melhorar a coordenação motora, reforçam os músculos e o sistema imunitário, causando uma sensação de bem-estar físico e mental.
Há ainda atividades mais lúdicas que trazem muitos benefícios a corpo e alma, tais como, por exemplo:
Festas Temáticas
Bailes de máscaras
Interagir com animais
Meditação
Piqueniques
Passeios de barco.
Atividades de estimulação cognitiva para idosos
Para lá de práticas físicas, existem ainda o que se pode chamar de atividades de estimulação cognitiva para idosos que ajudam a manter uma boa saúde mental, fortalecendo e mantendo ativas as funções cerebrais.
Estas iniciativas exercem influência em áreas como o pensamento crítico, a fala, a leitura e a memória. Alguns bons exemplos são:
Karaoke
Teatro
Observação de pássaros
Fotografia da natureza
Desenhar
Fazer cerâmica
Pintar azulejos
Carpintaria
Modelagem em argila
Trabalhos manuais com papel
Missangas
Tricô
Crochê
Bordados.
Este tipo de situações é ideal para despertar o cérebro dos idosos, mantendo as suas funcionalidades em pleno. E como têm um lado lúdico, associado aos prazeres da vida, permitem a libertação de endorfinas que melhoram o humor e o sistema imunitário.
Mas também beneficiam as funções cardiovasculares e o ciclo cardíaco, bem como a pressão arterial.
Mais atividades cognitivas para idosos
Num âmbito mais focado nas funções cognitivas, ou seja, na capacidade de adquirir conhecimentos e na inteligência, é uma ótima ideia promover a aprendizagem de algo novo.
Assim, podemos estar a falar, por exemplo, de aprender uma Língua estrangeira, ou de aprender a usar o computador e/ou as redes sociais. Em alguns casos, até pode ser possível incentivar e ensinar os idosos a criarem o seu próprio site.
Aprender a tirar fotografias, a cozinhar pratos exóticos ou diferentes daqueles que se conhece, ou a tocar um instrumento e a cantar são outras ideias de excelentes atividades cognitivas para idosos.
Puzzles e quebra-cabeças lógicos
Neste capítulo da estimulação cognitiva, os puzzles e os quebra-cabeças lógicos, como o Sudoku, são excelentes para manter ativas as capacidades de raciocínio.
O Sudoku é muito popular entre idosos, mas também entre os mais jovens, ajudando a pôr em funcionamento partes do cérebro que habitualmente não se usam no dia-a-dia.
Jogos para idosos
A alegria e a estimulação mental que alguns jogos nos proporcionam são "ótimos" remédios para o bem-estar geral de todos nós. Mas, no caso dos idosos, podem mesmo ajudar a prolongar a vida.
Em primeiro lugar, a partilha e o convívio com outras pessoas costuma estar associada a certos jogos. Veja-se o sucesso do Bingo que é um passatempo que ocupa muitos dos mais velhos.
A interação social é uma das mais-valias do Bingo que também permite estimular a audição, para ouvir os números chamados, mas também a visão, pois é preciso procurá-los no cartão.
Contudo, mesmo quando fazem jogos sozinhos, os idosos sentem uma satisfação por poderem ocupar o tempo com algo interessante, e isso reduz o stress e, muitas vezes, alivia aquelas dores crónicas típicas das idades avançadas.
Assim, alguns jogos que podem ser muito interessantes para exercitar o cérebro, melhorando a memória, a concentração, o raciocínio e a imaginação, são os seguintes:
Jogos de cartas (Uno, Pesca, Canasta, Solitário)
Dardos
Damas
Dominó
Gamão
Póquer
Jogos de tabuleiro (Monopólio, Scrabble, Pictionary)
Xadrez
Palavras-cruzadas
Caça-palavras.
Uma boa ideia para animar os mais velhos, por exemplo em lares e centros de dia, é organizar competições e noites de jogos. Podem criar-se equipas para espicaçar a competitividade e tornar tudo mais animado - e os vencedores podem ter direito a prémios.
O benefício dos videojogos
Os videojogos e os jogos online ou em apps de telemóvel são também excelentes para a estimulação cognitiva nos idosos. São, maioritariamente, jogados por jovens e adolescentes, mas também podem ser ótimos para os mais velhos, pois requerem planeamento, reações rápidas e boa capacidade de memorização.
Por outro lado, têm também um lado social, uma vez que permitem a conexão com outros jogadores.
Jogos de estratégia, de RPG (Role-playing games) e de ação podem ser excelentes para melhorar a saúde do cérebro e o desempenho cognitivo. E ainda ajudam na resolução de problemas e no desenvolvimento das habilidades visuais-espaciais.
Porque são importantes as atividades e jogos para idosos?
Há diversos estudos científicos que comprovam que as atividades que nos dão prazer implicam muitos benefícios, tanto mentais como físicos. Assim, é importante investir em atividades e jogos para idosos que melhorem a sua qualidade de vida.
Trata-se também de melhorar o funcionamento do cérebro, especificamente de faculdades como a memória e o raciocínio, bem como de reduzir os riscos associados a certas doenças. Mas ajuda, igualmente, a reduzir a solidão e o isolamento social, contribuindo para o bem-estar geral.
Portanto, vale a pena reservar tempo para planear e organizar atividades e jogos para idosos nas suas rotinas diárias. Porque isso vai ajudá-los a viver por mais tempo e melhor.