Os gatos são animais muito higiénicos e, por isso, muitas pessoas pensam que não é necessário dar-lhes banho. No entanto, dar banho a gatos pode ser necessário, especialmente se os felinos fizerem passeios fora de casa.
Regra geral, os gatos não precisam de tomar banho, principalmente se eles foram animais saudáveis e viverem dentro de casa. Como eles são muito higiénicos, eles mantêm o seu pelo sempre limpo e brilhante.
Contudo, é possível que tenha de dar-lhes banho de vez em quando, até para que ele fique com aquele cheirinho maravilhoso de “banho tomado”.
Com que frequência podemos dar banho a gatos?
Os gatos são animais muito higiénicos e, por isso, eles não têm tanta necessidade de banhos como os cães.
Leia mais: Guia completo - como dar banho a cães corretamente?
No entanto, se quiser manter o seu gato sempre higienizado (principalmente se ele fizer muitos passeios fora de casa), o melhor é conversar sempre com o médico veterinário, pois ele é o profissional ideal para o aconselhar sobre a periodicidade dos banhos.
Mas, regra geral, quando os gatos têm muito pelo, podemos dizer que deve realizar uma tosa higiénica uma vez por mês (de 30 em 30 dias).
Saiba também: Vai mudar de casa com gatos? Saiba todos os cuidados a ter
Podemos dar banho a gatos bebés?
Os gatos são animais que, por si mesmos, garantem a sua higiene. Além disso, o banho pode prejudicar o seu estado de saúde geral, uma vez que é um momento de stress para o animal e os gatos, particularmente, são muito suscetíveis a ele, podendo até desenvolver doenças.
O banho também retira a proteção da pele dos gatos, além de eliminar o seu cheiro natural, fazendo com que os felinos se lambam de forma excessiva.
Assim, não se recomenda dar banho a gatos bebés. Opte por escovar diariamente o seu felino e vai perceber que o pelo fica mais bonito e, mesmo em adulto, não vai necessitar de banhos regulares.
A partir de que idade se pode dar banho aos gatos?
Se quer fazer uma rotina de banho com o seu gato, o melhor é sempre procurar o médico veterinário para perceber qual a frequência ideal e a partir de que momento pode começar a dar banho no seu felino.
Encontre aqui um Veterinário ao Domicílio para orientá-lo
No entanto, a maior parte dos profissionais não recomenda banhos até que todas as vacinas recomendadas para gatos estejam administradas.
Como dar banho a gatos?
Os gatos são animais muito mais ariscos do que os cães e, nesse sentido, dar-lhes banho pode não ser uma tarefa assim tão simples. Eles podem arranhar e morder, ou podem simplesmente fugir da água. Por isso, tomar algumas medidas pode ser importante.
Antes de mais nada, prepare os materiais de que vai precisar para o banho. Tenha perto da banheira:
Duas toalhas de banho
Champô para gatos
Condicionador para gatos
Algodão
Copo ou concha para molhar o seu gato
Pode também usar os brinquedos que o seu gato mais gosta para que ele se sinta mais à vontade durante o banho.
Prepare o animal para o banho
Assim que tiver tudo pronto para o banho do seu gatinho, vá habituando o seu animal aos seus carinhos. Dê festas na cabeça e no tronco, como costuma fazer.
Depois comece a massajar a parte superior da cabeça com dois dedos, fazendo movimentos circulares, para que ele se habitue aos movimentos dos dedos durante o banho. Faça os mesmos movimentos na parte lateral da cabeça. Quando sentir que ele já está relaxado, escove bem o seu animal.
Hora do banho
Encha a banheira (ou uma bacia grande) com um pouco de água. Coloque apenas água suficiente para molhar as patas do seu gato. Veja sempre a temperatura da água com o pulso, para assegurar que ela não está nem fria, nem quente.
Coloque o animal dentro da banheira e tente manter as patinhas dele dentro da água. É normal que ele tente fugir no início, mas depois vai-se habituando. Se notar que ele está muito irrequieto e não está agradado com o banho, não force. É melhor deixar para outro dia do que forçar o seu gato ao banho, podendo piorar a relação que ele tem com a água.
Vá molhando aos poucos o corpo do seu gato, usando a mão ou um copo. Tenha cuidado quando molhar a cabeça, para que não entre nas orelhas e nos olhos.
Depois de molhar o seu animal, coloque um pouco de champô nas suas costas e espalhe por todo o pelo. Depois retire bem toda a espuma com a ajuda de um pote ou copo. O chuveiro diretamente no animal pode assustá-lo.
Seque e penteie o seu gato
Com uma ou duas toalhas, seque o seu gato. Assegure-se de que todas as partes do corpo ficam bem secas. Se optar por usar um secador, tenha bastante atenção à temperatura, pois pode queimar a pele do seu gatinho.
Depois de seco, escove bem o pelo do seu gato para retirar qualquer nó que se tenha formado.