Vai mudar de casa e não sabe por onde começar? Precisa fazer a mudança rapidamente e não sabe como agilizar esse processo? Aqui vamos mostrar-lhe como fazer mudanças rápidas com dicas úteis e passos fundamentais.
Por vezes, a nossa vida dá voltas tão grandes que nos deparamos com a necessidade de uma mudança quase que do dia para a noite. Para que tudo corra como o esperado e não ter imprevistos, seguir alguns passos torna-se fundamental.
Siga o passo a passo que lhe trazemos a seguir para não falhar nada na hora do carregamento.
Passo a passo: como fazer mudanças rápidas?
A primeira coisa a fazer é estabelecer prioridades. Defina por onde começar e acabar, para depois definir toda a organização da mudança. Este pequeno passo vai tornar a mudança mais organizada, rápida e sem inconvenientes.
Assim que estabelecer as suas prioridades, siga os passos abaixo.
1 – Veja que materiais precisa comprar
Para a mudança, vai precisar de caixas (de cartão e/ou plástico), rolo de plástico-bolha, fita adesiva (das mais grossas e largas), folhas de jornal, flocos de esferovite, fita filme (película transparente) e marcadores.
Veja o que tem em sua casa, de forma a não gastar mais dinheiro do que aquele que necessita. Como as caixas são os itens mais caros, peça em estabelecimentos (estes descartam as caixas dos produtos e não lhes faz diferença entregar a uma pessoa).
2 – Trabalhe num cómodo de cada vez
Embalar itens da casa toda ao mesmo tempo é um dos maiores erros que pode cometer, pois vai atrasar toda a mudança. Assim, opte por trabalhar num cómodo de cada vez. Deixe os cómodos que mais usa, como casa de banho e cozinha, para o fim.
Ao preparar a mudança desta forma, é mais fácil de separar os itens que são mais delicados e vai conseguir um melhor acondicionamento das caixas na hora de carregá-las.
Sempre que uma caixa tenha itens frágeis, assinale no exterior com letras grandes, para garantir que não se danificam no transporte.
3 – Descarte os objetos que já não usa
Uma mudança é sempre um transtorno, mas pode ser uma ótima oportunidade para descartar tudo o que já não usa e não será útil na casa nova. Assim, separe roupas, eletrónicos, louças, entre outros itens que já não usa e coloque-os em caixas. Aproveite para fazer doação desses objetos.
Descarte todos os itens que estão em mau estado e velhos. Vai perceber que vai ter um ambiente mais limpo e organizado, facilitando as mudanças.
Este passo é especialmente importante se vai realizar uma mudança internacional.
4 – Assinale os objetos presentes em cada caixa
Em cada caixa, identifique os itens que estão lá dentro, assim como a divisão a que pertencem. Desta forma, além de facilitar a organização do carregamento, consegue encontrar rapidamente o que precisa quando descarregar na nova casa.
5 – Deixe de parte itens indispensáveis até ao dia da mudança
Deixe de lado todos os itens indispensáveis para que não atrapalhe o seu dia a dia.
Separe mudas de roupa para os dias que faltam até a mudança estar completa, produtos de higiene pessoal, sapatos, medicamentos, assim como outros objetos que usa todos os dias. Coloque em caixas apenas no dia da mudança.
Tenha à parte documentos importantes, joias, relógios e outros objetos de valor, pois estes não devem ir no camião da mudança.
6 – Poupe tempo e espaço transportando gavetas cheias
Para facilitar as mudanças, em vez de tirar tudo das gavetas para caixas, faça o transporte das gavetas cheias, desde que não sejam muito grandes e pesadas. Embale as gavetas com fita filme para proteger durante o transporte.
7 – Contrate uma empresa especializada em mudanças
O tempo é muito apertado e não está a conseguir resolver tudo sozinho? Contrate uma empresa especializada em mudanças. Estes profissionais têm experiência em desmontar os móveis, embalar objetos e fazer o transporte seguro.
Procura profissionais de mudanças?
Encontre aqui
8 – Peça ajuda a amigos e familiares
Para fazer mudanças rápidas, quanto mais pessoas ajudarem, melhor. Por isso, peça ajuda a amigos e familiares. Distribua tarefas para cada um, de forma a que o processo seja mais eficiente.
Não se esqueça de ter sempre um lanche disponível para os ajudantes e, se quiser, ofereça também o almoço ou jantar. É uma boa forma de agradecer a ajuda.
9 – Transfira os seus serviços para a nova residência
As mudanças não se resumem a embalar e desembalar coisas. É necessário, também, tratar de transferir os serviços contratados para uma nova morada, assim como mudar e notificar o endereço novo em várias instituições, como bancos, correios, entre outros.
Saiba ainda: Lista para mudar de casa: 9 assuntos que precisa de tratar
10 – Tenha estratégia na hora de desembalar
Assim que chegar à casa nova, desembale primeiro as caixas com itens essenciais diários. Depois desembale os caixotes de utensílios básicos de cozinha, roupas de cama e toalhas de banho.
É normal que não consiga montar os móveis todos logo no primeiro dia, por isso deve começar por ter tudo o que necessita no dia a dia arrumado para, depois, começar a montar os móveis.
Quando tiver tudo montado, comece a arrumar um cómodo de cada vez. Selecione as caixas pertencentes a cada divisão. O nosso conselho é que deixe a cozinha e o quarto prontos, seguida da casa de banho e só depois a sala, escritório, e demais divisões que houver na sua nova casa.
Veja também: Como alugar carrinha para mudanças e onde?
Fazer mudanças rápidas parece um verdadeiro pesadelo, mas, com organização e planeamento, vai conseguir tornar este processo menos stressante e mais eficiente. Siga os nossos passos para conseguir excelentes resultados.