Tapetes, carpetes e alcatifas são muito comuns nas nossas casas, mas são peças que acumulam muita sujidade. Por isso, é importante limpar carpetes e peças decorativas similares com alguma regularidade. Mas como limpar carpetes com facilidade e rapidamente?
Apesar de ficarem lindas na decoração da nossa casa, as carpetes são capazes de agarrar muito pó e sujidade. Esta deve ser uma preocupação na hora da limpeza e higiene doméstica, principalmente para as pessoas que sofrem de alergias.
É possível lavar estas peças numa lavandaria. Sem dúvida, esta é a solução mais cómoda. No entanto, é bem mais económico se realizarmos a limpeza nós mesmos, em casa. Felizmente, existem várias formas de limpar tapetes e carpetes, as quais nos facilitam bastante a tarefa.
Como limpar carpetes?
Se vai limpar carpetes, antes de mais nada, aspire bem. Se aspirar as suas carpetes, alcatifas e tapetes todas as semanas, vai perceber que o processo de limpeza é muito mais simples. Manter esta rotina de limpeza, usando um cronograma de limpeza, vai fazer com que a lavagem das carpetes seja mais fácil, além de não ser precisa com tanta regularidade.
Regra geral, a limpeza de carpetes só é necessária de três em três meses. No entanto, se tiver daqueles tapetes e carpetes muito felpudos e de pelos altos, ou se tiver animais de estimação, deve realizar uma limpeza profunda mensalmente.
Dica extra: Sempre que chegar a casa, tire os sapatos. Assim, evita levar a sujidade da rua para dentro de casa e, principalmente, para as suas carpetes. Tenha um lugar específico na entrada de casa para tirar os sapatos e mantenha lá chinelos para trocar mal chegue da rua.
Como limpar carpetes com bicarbonato?
O bicarbonato de sódio é um ingrediente milagroso no que diz respeito às limpezas domésticas. Uma das suas utilidades é a limpeza a seco de carpetes e tapetes.
Para isso, faça uma mistura usando bicarbonato e amido de milho (a mesma quantidade para os dois ingredientes). Depois aplique a pasta nas carpetes e deixe que ela atue no tecido por alguns minutos, pois os dois ingredientes vão absorver a sujidade.
Passe o aspirador para retirar a pasta e a sujidade das fibras. A sua carpete vai estar como nova, como se tivesse vindo diretamente da lavandaria.
Como limpar carpetes muito sujas?
Caso perceba que as suas carpetes, alcatifas ou tapetes têm manchas, misture três chávenas de vinagre branco e detergente neutro num balde com água morna. Aplique por cima da mancha e esfregue (não use muita força). Limpe novamente com um pano húmido e depois deixe secar naturalmente.
Além de eliminar as manchas das fibras dos tapetes, carpetes e alcatifas, o vinagre também elimina maus odores.
Aprofunde: Como limpar alcatifas corretamente?
Se tem animais em casa, o vinagre também pode ser um grande aliado, principalmente se os seus patudos ainda não se habituaram a fazer as suas necessidades na rua.
No caso de ter havido um “acidente” e a sua carpete tiver sido o alvo do seu animal de estimação, o vinagre branco é a solução. Basta pulverizar vinagre branco na carpete ou tapete e pressionar usando papel de cozinha.
Como limpar carpetes grandes e felpudas?
Se tem aquelas carpetes grandes e felpudas, deve ter alguns cuidados extras. Além de ter de aspirar com mais regularidade, deve usar outros produtos. O amaciador da roupa é uma ótima opção para este tipo de tapetes.
Misture, num borrifador, água morna, amaciador da roupa e detergente neutro. Borrife todo o tapete e escove os pelos usando uma escova macia. No fim, passe um pano húmido para retirar os produtos e deixe secar naturalmente.
Saiba ainda: Como lavar cortinados sem estragar?
Melhores produtos para limpar carpetes
Além dos ingredientes domésticos que lhe mostramos acima, existem alguns produtos específicos para a limpeza de carpetes. Um dos melhores produtos é o Vanish Espuma, o qual limpa, refresca, remove a sujidade das fibras e deixa-as suaves.
Para limpar e remover nódoas das carpetes com este produto, agite bem e pulverize o tecido a uma distância de, aproximadamente, 80 cm. Depois passe um pano limpo para espalhar bem a espuma. Deixe atuar durante duas horas, ou até perceber que a espuma está seca. Por fim, aspire bem.
Nota: Este produto não é adequado para carpetes e tapetes de veludo, com brocados, ou feitos de tecidos e materiais que não sejam adequados para uma limpeza húmida.
Manter as carpetes, tapetes e alcatifas limpas é fundamental para termos o nosso lar livre de germes, bactérias e pó. Seguindo as nossas dicas para limpar carpetes, vai conseguir ter a sua casa higienizada com facilidade.