Os animais sofrem bastante com as temperaturas elevadas do verão e precisam que os seus donos tomem algumas medidas especiais para que eles se mantenham saudáveis. Assim, é importante saber o que precisa fazer para proteger os animais do calor, para que eles fiquem o mais confortáveis possível nesta altura do ano.
As temperaturas altas podem causar insolação e desidratação nos nossos animais de companhia, além de lhes causar maior fadiga e cansaço. Assim sendo, os tutores devem adotar medidas para prevenir que os seus amados de quatro patas sofram destes problemas durante os meses mais quentes.
6 Medidas para proteger os animais do calor
Os animais podem sofrer bastante nos meses mais quentes. Quando não se adotam medidas preventivas, vários problemas de saúde podem surgir, como a desidratação e insolação. Para proteger os animais do calor, algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença.
1 – Tenha sempre água fresca disponível
Uma das medidas mais importantes para proteger os nossos animais de estimação é manter sempre água fresca disponível.
É fundamental que os seus animais se mantenham hidratados durante todo o dia. Portanto, se vai passar muitas horas fora de casa, mantenha várias tacinhas com água fresca e limpa. Existem atualmente no mercado alguns bebedouros com movimento de água, os quais estimulam a ingestão de água (principalmente nos gatos).
2 – Ofereça nutrientes de qualidade
Nos meses de verão, é normal que os animais de companhia comam menos quantidade de comida, pois é comum que eles percam apetite com o calor.
Assim, para evitar que os nossos patudos fiquem desnutridos, é importante oferecer ração de qualidade, feita com ingredientes frescos, ricos em frutas e vegetais, pois são alimentos mais ricos em água. Opte, também, por rações com menos cereais, pois é uma comida mais leve, mas igualmente nutritiva.
3 – Cuide do pelo do seu animal
O pelo é o principal responsável por proteger os animais do calor e do frio, tornando-se muito importante que os tutores cuidem bem do pelo dos seus patudos. Independentemente de o seu animal ter pelo curto ou comprido, suave ou duro, ou com várias camadas, deve escovar com regularidade o seu animal.
Na altura da troca de pelo (os cães, principalmente, costumam mudar de pelo com a mudança das estações), a escovagem deve ser mais intensa, pelo menos uma vez por semana, para tirar todos os pelos mortos do corpo do seu animal.
4 – Dê banho e tosquie o seu animal
O banho é uma ótima forma de refrescar o seu animal. Naqueles dias mais quentes, se sentir que o seu patudo está incomodado com o calor, dê-lhe um banho de água tépida. Se tiver essa oportunidade, ligue a mangueira do seu jardim e refresque o seu animal enquanto brinca com ele.
Depois de dar banho ao seu gato ou cão, não se esqueça de secar bem o seu animal, para evitar a propagação de fungos e bactérias no seu corpo.
Mantenha também o seu animal tosquiado, mas sem exageros. Se cortar o pelo em demasia, pode deixar o seu animal de companhia exposto a queimaduras solares.
5 – Mantenha o ambiente fresco
No verão, as nossas casas ficam muito mais quentes e, para que o seu animal fique mais confortável, deve adotar medidas que refresquem o ambiente. O ar condicionado é, com toda a certeza, uma excelente opção.
Mantenha também as janelas abertas, especialmente à noite e pela manhã, para que o ar renove e fique mais fresco.
Existem alguns tapetes para animais de estimação apropriados para os dias mais quentes, pois eles são frescos e permitem que o seu animal de sinta mais confortável. São também ótimas opções para os meses mais quentes.
6 – Outras medidas importantes a adotar durante os passeios
A praia e o campo são excelentes para um passeio, mas devemos ter cuidados extras, pois expomos os nossos animais a um maior calor e exposição solar. Independentemente de viajar com o seu animal para o campo ou para a praia, assegure-se de que o seu animal tem sempre água limpa e fresca.
Nos dias mais quentes e solarengos, opte por passar mais tempo à sombra e deixe que o seu animal descanse mais vezes.
Nunca, em momento algum, deixe o seu animal dentro do carro sozinho. Os carros transformam-se numa verdadeira sauna, mesmo em dias não tão quentes. No verão, os riscos de deixar o seu animal dentro de um carro aumentam grandemente, pois em poucos minutos a temperatura pode ficar insuportável para o animal, colocando em risco a vida do seu patudo.
Opte por fazer passeios em horários mais frescos, como o início da manhã (até às 10 horas, no máximo) ou o final do dia (após as 17 horas). O chão aquece muito com o sol, o que pode causar queimaduras nas patinhas do seu animal.
Saiba ainda: Primeiros socorros a animais: o que fazer e onde aprender?
Adotando estas medidas, vai proteger os animais do calor com eficácia e vai fazer com que os seus patudos vivam estes meses mais quentes com mais conforto e comodidade.