A fisioterapia desportiva é uma área importante da medicina de desporto que ajuda a recuperar de lesões e a evitar que aconteçam de novo. Mas não é só para atletas profissionais.
Existem vários tipos de fisioterapia, entre os quais a fisioterapia desportiva. Mas, afinal, o que os distingue? Tem tudo a ver com as situações que procuram resolver.
Temos, por exemplo, a fisioterapia respiratória que aborda doenças respiratórias crónicas ou severas, procurando melhor a qualidade de vida de quem padece delas. Mas existe também a fisioterapia na Terceira Idade que é essencial para recuperar e prevenir problemas físicos e funcionais relacionados com o envelhecimento.
No caso da fisioterapia desportiva, o foco é na prevenção e tratamento de lesões resultantes da prática de atividades de desporto. Contudo, embora possa parecer, não se destina apenas a atletas profissionais, como já vai perceber.
Procura um fisioterapeuta ao domicílio?
Encontre aqui
O que define a fisioterapia desportiva?
Este ramo da fisioterapia trata de atletas profissionais ou amadores com lesões que podem ser temporárias ou permanentes. Assim, ajuda-os a treinarem melhor e a terem uma melhor qualidade de vida no dia a dia.
Estamos a falar de situações resultantes da prática de atividades ou exercícios físicos que podem ser lesões ao nível dos músculos, dos ligamentos ou dos nervos, ou ainda doenças musculoesqueléticas.
O técnico especializado em fisioterapia desportiva atua ao nível da reabilitação de lesões já existentes, mas também na prevenção de futuros problemas.
Trata-se de um trabalho fundamental de acompanhamento para evitar que as situações se compliquem. Nesse sentido, aplica técnicas e procedimentos adequados a cada caso, promovendo a recuperação e o fortalecimento para impedir novos problemas.
Além disso, também dá dicas e conselhos quanto à prática segura de exercício físico, incentivando a um estilo de vida ativo e saudável.
A um nível profissional, a fisioterapia desportiva é, muitas vezes, utilizada para melhorar o desempenho de atletas, ajudando-os a atingir objetivos.
Mas quais são os benefícios?
A fisioterapia desportiva é uma área importante da medicina do desporto que pode fazer toda a diferença para que os atletas, sejam eles amadores ou profissionais, tenham um melhor desempenho. E isso, em última instância, contribui para terem uma melhor saúde física e mental.
Os principais benefícios desta atividade são:
Aumento da força muscular
Redução do risco de lesões
Melhoria da flexibilidade e da mobilidade
Aumento da coordenação
Alívio da dor.
Principais áreas da fisioterapia desportiva
Já vimos que a fisioterapia desportiva se concentra na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e problemas musculoesqueléticos relacionados com o desporto. Mas podemos dividir a atividade em quatro áreas fundamentais:
Avaliação e diagnóstico
Reabilitação
Prevenção de lesões
Melhoria da performance desportiva.
Vamos, então, saber um pouco mais sobre a intervenção do fisioterapeuta desportivo em cada uma destas áreas...
Avaliação e diagnóstico
Na fisioterapia desportiva, o primeiro nível de atuação passa pela avaliação das situações apresentadas, com o intuito de traçar o diagnóstico de um eventual problema.
Para isso, recorre a técnicas variadas, nomeadamente a exames físicos, mas também a testes neurológicos e de imagem.
O objetivo passa por identificar a causa da lesão, pois esse é o passo essencial para a debelar, traçando um plano de tratamento adequado.
Reabilitação
Neste nível, o fisioterapeuta aplica o tratamento ideal para resolver o problema do atleta, ajudando-o a recuperar da lesão. Desse modo, aplica técnicas manuais e exercícios terapêuticos de alongamento e fortalecimento.
Esta atuação visa acelerar a reabilitação, mas também incentivar uma recuperação com menos dor.
Prevenção de lesões
A fisioterapia desportiva é uma componente essencial no desporto profissional, nomeadamente para ajudar a prevenir lesões que podem prejudicar os atletas.
Assim, estes especialistas podem definir programas de treino individualizados para que a prática desportiva seja segura e eficaz.
A par disso, podem também deixar recomendações em termos de alimentação saudável, de descanso e de outros fatores ambientais que aumentam os riscos de lesões.
Melhoria da performance desportiva
A fisioterapia desportiva também é fundamental para ajudar os atletas profissionais a melhorarem as suas capacidades para atingirem as metas a que se propõem. Isso passa por fortalecer a sua força, a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio, por exemplo.
Através de planos personalizados, com a identificação dos fatores de risco e dos aspetos que importa melhorar, é possível incentivar o progresso no desempenho desportivo.
Diferenças entre fisioterapia e fisioterapia desportiva
Para algumas pessoas, falar em fisioterapia e em fisioterapia desportiva pode parecer a mesma coisa. E são realmente semelhantes. Mas o que as diferencia? Na realidade, há uma diferença fundamental.
Se contactar um fisioterapeuta comum devido a uma lesão no joelho, este profissional vai concentrar-se nessa zona. Portanto, trata o sintoma - o que não é errado.
Já o fisioterapeuta desportivo tem uma abordagem mais focada na causa e no entendimento do esforço que é exigido ao corpo para realizar um determinado movimento.
Desse modo, não se concentrará apenas no joelho em si, mas em todo o membro e no conjunto de movimentos que este precisa de fazer para executar os exercícios exigidos ao atleta.
Assim, este profissional tem uma compreensão mais global do problema, no sentido de reduzir a dor, mas também de recuperar o corpo para voltar em força aos treinos.
Como saber se preciso de fisioterapia desportiva?
Habitualmente, as pessoas que procuram este tipo de terapia são atletas. Mas nem todos são profissionais. Podem ser, apenas, aqueles atletas de fim-de-semana, ou os que trabalham afincadamente no ginásio para manterem um estilo de vida saudável.
Contudo, até uma pessoa que nem pratique desporto regularmente, mas que mantenha uma atividade física ativa no âmbito do seu trabalho diário, pode beneficiar deste tipo de ajuda.
Mas, para saber se precisa de recorrer a serviços de fisioterapia desportiva o ideal é mesmo consultar o seu médico primeiro. Se está com algum problema físico, procure avaliar bem a situação, pedindo sempre aconselhamento junto de profissionais qualificados.