Garantir que as nossas peças de roupa duram por mais tempo implica cuidados nos procedimentos de lavagem, secagem e engomagem. Nesse sentido, devemos prestar atenção redobrada aos símbolos das etiquetas da roupa, pois elas indicam-nos o que podemos, ou não, fazer nos cuidados das peças.
Os cuidados básicos na lavagem, com a separação das roupas brancas e das roupas de cor, são de conhecimento de muitos. No entanto, cada peça tem as suas próprias características, devendo proceder-se a cuidados personalizados.
Por exemplo, peças de seda ou lã requerem cuidados diferenciados, especialmente quando comparadas com as peças sintéticas. No entanto, nem sempre é linear, até porque alguns vestuários têm misturas de tecidos, nem sempre percetíveis por nós, o que faz com que o tratamento dessas peças mereça alguma atenção.
A boa notícia é que tudo o que precisa saber está nas etiquetas da roupa. Estas têm todas as indicações para proceder à lavagem, secagem e engomagem das peças, de forma a que não fiquem danificadas e para que estas durem o máximo de tempo possível.
O que significam os símbolos das etiquetas da roupa?
Sempre que compra uma peça de roupa, na etiqueta tem vários símbolos que indicam a melhor forma de lavar, secar e passar a ferro. Assim, todos aqueles símbolos que vê são importantes para garantir que as suas roupas não mingam, mancham, queimam ou desbotam.
Existem quatro grandes grupos de símbolos:
Lavagem (desenho de uma tina/balde) – Dizem-nos se as peças devem ser lavadas à mão (e o que pode, ou não, fazer nesse processo) ou na máquina, assim como a temperatura adequada da água, eventualmente os programas a evitar, e se a peça pode, ou não, passar por branqueamento (símbolo com um triângulo) e por tratamento de nódoas (e o procedimento mais apropriado).
Secagem (desenho de um quadrado) – Estes símbolos indicam-nos se as peças podem ser secas na máquina (e qual a temperatura máxima suportada e, eventualmente, o programa ideal) ou se devem ser colocadas a secar ao ar (secagem natural).
Engomagem (desenho de um ferro de engomar) – O grupo de símbolos de engomagem dão-nos informações sobre como as peças devem ser passadas a ferro (ou se não aguentam o calor). Assim, pode ver nos símbolos qual a temperatura máxima suportada por cada peça de roupa e se pode usar, ou não, vapor.
Limpeza profissional – Estes símbolos dão instruções sobre como deve ser feita a limpeza profissional. Por exemplo, dizem-nos se deve ser lavado a seco (símbolo usado é de um círculo), se não pode ser lavado a seco, entre outras indicações.
Tenha sempre em atenção todos os grupos de símbolos para garantir que a sua roupa mantém a qualidade e não sofre danos.
Significado das etiquetas de lavagem da roupa
No que diz respeito às etiquetas de lavagem da roupa, deve ver se a peça em questão deve ser lavada manualmente, na máquina, e se é possível fazer branqueamento (e qual o método a usar).
Existem peças que requerem sempre maior atenção, como lavar estofados e lavar cortinados, por exemplo.
Assim, temos:
Imagem de: Arte Enxovais
Pode ser lavado na máquina.
Imagem de: Sulsec Lavanderias
Pode ser lavado normalmente na máquina, mas à temperatura máxima indicada no símbolo.
Imagem de: Sulsec Lavanderias
Não pode ser lavado com água.
Imagem de: Sulsec Lavanderias
Pode lavar na máquina, com a temperatura máxima indicada no símbolo, mas usando centrifugação reduzida com pouca quantidade de roupa no tambor.
Imagem de: Sulsec Lavanderias
A peça pode ser lavada na máquina, com a temperatura máxima indicada no símbolo, usando-se ciclos de lavagem curtos, centrifugação reduzida e a quantidade de roupa no tambor não deve ser superior a dois terços da sua capacidade.
Imagem de: Sulsec Lavanderias
Deve ser lavada à mão, com água a uma temperatura de, no máximo, 40 ºC.
Se a sua máquina tiver o programa de lavagem à mão, pode utilizar neste caso, desde que seja feita uma lavagem a frio.
Imagem de: Rádio Popular
Não deve torcer a peça.
Imagem de: Rádio Popular
Pode branquear a roupa usando qualquer tipo de produto de branqueamento (à base de oxigénio ou cloro).
Imagem de: Rádio Popular
Pode branquear a peça, mas apenas com produtos à base de oxigénio.
Imagem de: Rádio Popular
Não pode fazer branqueamento da peça, nem pré-tratamento de nódoas (válido para produtos à base de cloro, mas também à base de oxigénio).
Significado das etiquetas de secagem da roupa
No que diz respeito às etiquetas de secagem da roupa, deve ver se a peça pode secar na máquina, se precisa secar ao natural, e como esses procedimentos devem ser feitos.
O inverno pode trazer muitos desafios, mas é possível secar roupa no inverno sem ter de usar a máquina, caso as peças tenham de secar ao natural. Veja sempre as etiquetas, pois os danos podem ser irreversíveis.
Assim, temos:
Imagem de: Rádio Popular
Pode colocar a peça a secar na máquina, usando até à temperatura máxima do equipamento. Quando este símbolo surge com duas linhas horizontais em baixo, a peça pode secar na máquina, desde que use um programa de secagem delicada.
Imagem de: Lavanderia Universo
Não pode secar na máquina.
Imagem de: Rádio Popular
Pode colocar a peça a secar na máquina, mas usando um ciclo de curta duração e uma temperatura reduzida.
Imagem de: Rádio Popular
Pode secar na máquina usando o ciclo de duração normal e a temperatura base (até 80 ºC).
Imagem de: Rádio Popular
Poderá colocar a peça a secar na máquina com ciclo de duração e temperatura elevados.
Imagem de: Rádio Popular
Pode secar na máquina, mas apenas a frio (algumas máquinas só têm essa opção a partir de 20 minutos do fim do programa, por exemplo).
Imagem de: Rádio Popular
Pode estender a roupa no interior ou no exterior (algumas etiquetas têm um símbolo idêntico com um risco em baixo para o mesmo significado).
Imagem de: Rádio Popular
Secar pendurada sem torcer.
Imagem de: Elisângela Pereira in Pinterest
Deve secar no estendal, depois de uma lavagem normal
Imagem de: Cabo Verde Tecidos
Deve secar no estendal, com a peça bem aberta, após lavagem com centrifugação reduzida
Imagem de: Rádio Popular
Pode pendurar para secar, mas num local que fique à sombra
Imagem de: Cabo Verde Tecidos
A peça deve secar à sombra, depois de uma lavagem sem centrifugação. Se surgir este símbolo, mas com apenas uma linha vertical e uma na diagonal, a peça deve secar à sombra, após a lavagem.
Imagem de: Rádio Popular
Deve secar sobre uma superfície plana. Quando este símbolo surge com duas linhas horizontais no interior, deverá colocar para secar numa superfície plana, depois de uma lavagem sem centrifugação.
Imagem de: Cabo Verde Tecidos
Deve secar à sombra, sobre uma superfície plana. Se tiver este mesmo símbolo, mas com duas linhas na horizontal, deve secar à sombra, sobre uma superfície plana, após uma lavagem sem centrifugação.
Veja como retirar a centrifugação do seu programa na máquina. Geralmente existe um botão específico para ignorar a centrifugação.
Significado das etiquetas de passar a roupa
As etiquetas de secagem da roupa indicam-nos a melhor forma de passarmos a nossa roupa a ferro, dando-nos instruções sobre a temperatura máxima a ser usada e se podemos, ou não, utilizar vapor.
Assim, temos:
Imagem de: Demanos
Pode passar a ferro.
Imagem de: Demanos
Deve passar a ferro a baixa temperatura (até 110 ºC), de preferência sem usar vapor.
Imagem de: Demanos
Pode engomar a uma temperatura média (até 150 ºC), com ou sem vapor, mas sem pressionar com força, de preferência usando uma toalha de algodão humedecida sobre o tecido.
Imagem de: Demanos
A peça pode ser engomada a temperaturas altas (até 200 ºC), com ou sem vapor, e deve estar ligeiramente húmida.
Imagem de: Demanos
Não pode ser passada a ferro.
Imagem de: Demanos
Não pode engomar a vapor.
Sempre que for passar a ferro peças de cores escuras, engome do avesso, ou usando uma toalha de algodão por cima do tecido
Significado das etiquetas de limpeza profissional da roupa
Se encontrar um dos símbolos que lhe trazemos abaixo nas etiquetas da sua roupa, estas devem ser levadas a um profissional para obter o melhor tratamento. Os símbolos dão instruções sobre a melhor forma de limpar a roupa.
Assim, atente:
Imagem de: Sulsec Lavanderias
Deve ser limpa a seco (a letra no interior informa sobre qual o solvente ou técnica a ser usada na lavandaria, como o P – percloroetileno – o F – benzina ou outros hidrocarbonetos – ou o W – limpeza a seco húmida).
Imagem de: Sulsec Lavanderias
A peça não pode ser limpa a seco e não podem ser usados produtos tira-nódoas com solventes.
Tenha sempre em atenção os símbolos das etiquetas da roupa para manter os tecidos com qualidade por mais tempo e para não correr o risco de se estragarem. Pode parecer uma atividade complicada, mas vai perceber que lhe vai roubar apenas alguns minutos e vale a pena.