Enquanto as explicações servem como um apoio complementar numa determinada disciplina (que é levado a cabo para além das aulas em turmas numa escola), podendo esse apoio ser dado em grupo, as aulas particulares são aulas de uma disciplina dadas por um professor a um aluno individualmente, estando apenas estes no mesmo espaço.
Numa aula particular, o professor pode dedicar toda a sua atenção a um aluno especificamente e acompanhá-lo de forma mais personalizada.
Desde o advento da pandemia de COVID-19 que o dia-a-dia se começou a adaptar ao online em diversas vertentes, de maneira gradual. Da mesma forma que passou a ser possível ter teleconsultas médicas, por exemplo, também as aulas online se tornaram numa realidade.
A própria disciplina em si, bem como o nível de aprendizagem em que o aluno está, influenciam bastante na decisão entre ter aulas particulares online ou aulas ao domicílio. Para uma pessoa que está a aprender a tocar um instrumento musical, por exemplo, pode tornar-se mais complicado acompanhar através de um ecrã. Já para quem está a ter aulas de línguas, pode ser mais fácil.
Cada solução tem as suas vantagens e desvantagens. No online, por exemplo, pode haver mais flexibilidade horária na marcação das aulas. Por outro lado, presencialmente há sempre uma componente humana que ajuda na aprendizagem.
Hoje em dia já existem inúmeras plataformas através das quais é possível inscrever-se e anunciar que dá aulas particulares. No Toma Conta pode criar o seu perfil rapidamente e anunciar serviços de aulas particulares sem qualquer custo.