O serviço de enfermagem domiciliar, ou enfermagem ao domicílio, consiste num serviço complementar de saúde no qual um(a) enfermeiro(a), ou uma equipa de enfermagem, se desloca à casa do utente para realizar os tratamentos adequados. É essencial especialmente em casos de dependência (física ou psíquica), nos quais se verifica uma grande dificuldade de deslocação aos postos de saúde.
Quando contrata o serviço de enfermagem ao domicílio, um(a) enfermeiro(a) desloca-se até à sua residência para dar a assistência necessária no conforto do seu lar. Pode ser um serviço pontual ou pode requerer uma assistência permanente (muito requerida por idosos dependentes).
Poderá contactar diretamente os enfermeiros ao domicílio presentes no Toma Conta para a contratação dos serviços, os quais dispõem de todos os equipamentos e produtos necessários para lhe oferecer a melhor assistência.
Os enfermeiros ao domicílio poderão prestar uma série de serviços de enfermagem, entre os quais se destacam:
Sempre que uma criança, adulto ou idoso precisar de um(a) enfermeiro(a) e tenha dificuldades em deslocar-se a um posto de saúde (ou preferir a comodidade do lar para o tratamento), deve contratar os serviços de enfermagem domiciliar.
Sim, existem várias empresas que prestam serviços de enfermagem ao domicílio, realizando a ponte entre os profissionais de saúde e os utentes. Todas as empresas que oferecem este serviço devem ser certificadas pela Segurança Social, assim como têm de respeitar a legislação vigente.
Ao contratar enfermeiros ao domicílio, poderá usufruir de um serviço de enfermagem de qualidade, prestado por enfermeiros qualificados, no conforto e comodidade do seu lar, evitando deslocações e permanência em ambientes hospitalares. Desta forma, reduz bastante o risco de infeção cruzada, muito comum em hospitais e clínicas.
Os enfermeiros estão autorizados a prestar assistência domiciliária, de acordo com o Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros (Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de Setembro) e com o Estatuto da Ordem dos Enfermeiros (Lei n.º 156/2015, de 16 de Setembro). Os membros efetivos da Ordem dos Enfermeiros podem prestar serviços de enfermagem em casa, em ambulatório e em internamento, tanto ao nível da prevenção primária, como secundária e terciária.
O SNS (Serviço Nacional de Saúde) disponibiliza o serviço de enfermagem ao domicílio (consultas preventivas e/ou curativas), mediante pedido do utente que não consegue deslocar-se ao centro de saúde. Oferece, ainda, assistência a idosos e/ou pessoas dependentes de cuidados de higiene e/ou conforto, incluindo massagens circulatórias e hidratação cutânea.
Geralmente, os serviços de enfermagem ao domicílio são pagos à hora, pois existem tratamentos mais prolongados do que outros e, em alguns casos, a assistência tem de ser permanente.
O valor das consultas depende muito do perfil do enfermeiro ao domicílio, assim como do horário em que a assistência é requerida. Regra geral, cuidados em horas noturnas têm um preço superior aos prestados em horário diurno.
É possível que o profissional de saúde possa praticar um preço mais acessível quando contratado com regularidade (ou seja, se for contratado várias horas por semana ou para assistência permanente).
O serviço de enfermagem ao domicílio é sempre prestado por enfermeiros qualificados, formados em enfermagem e com qualificações que lhes permitam prestar a melhor assistência aos utentes.
Na plataforma Toma Conta encontra vários enfermeiros ao domicílio, os quais se disponibilizam para realizar os procedimentos de saúde no conforto do seu lar. Poderá usar os filtros de preferências para tornar a sua pesquisa mais refinada e encontrar o profissional que melhor se adequa às suas necessidades específicas.