Tudo depende, em primeiro lugar, do valor que tiver disponível para gastar.
Se contratar uma empresa para mudanças, o valor do serviço irá diferir consoante se trate de apenas uma carrinha com um motorista ou se são necessárias mais pessoas, se é preciso elevador exterior, desmontagem e montagem, embalamento, etc.
Quanto mais completo for o serviço que contratar, naturalmente que mais elevado será o preço.
Se optar somente pelo aluguer de carrinhas para mudanças para fazê-lo por conta própria, é provável que o serviço, como um todo, fique mais barato, mas, contudo, não terá uma equipa especializada e responsável para tratar deste procedimento por si.
Normalmente, os serviços de mudança e transporte locais (portanto, dentro do mesmo distrito/localidade) custam, no mínimo, 10 euros por hora.
Este valor será mais elevado no caso de mudanças nacionais (dentro de Portugal, mas entre cidades diferentes), que costumam custar a partir de 20 euros por hora, e, em particular, de mudanças internacionais.
Regra geral, as mudanças baratas são realizadas somente para curtas distâncias, ou seja, para mudanças de casa e mudanças de escritório dentro da mesma localidade. Quando se trata de aumentar a distância deste serviço para outras cidades ou até mesmo para outro país (mudanças internacionais), os montantes a pagar são naturalmente mais elevados.
Ainda assim, existem empresas que fazem mudanças low cost, seja para particulares ou empresas. Porém, deve ter sempre em consideração se o valor dos serviços prestados inclui um correto acondicionamento e proteção dos seus pertences e/ou se o transporte e outras tarefas ou equipamentos (tais como o elevador exterior, por exemplo) são cobradas à parte.
O ideal é solicitar mais do que um orçamento para comparar valores. Na plataforma do Toma Conta pode encontrar vários prestadores: empresas de mudanças baratas, mudanças low cost, transportadora de mudanças, carrinha para mudanças, mudanças e armazenamento, mudanças internacionais e mudanças com elevador exterior.
Dada a sua complexidade, fazer mudanças internacionais é um processo que exige muita organização e o cumprimento de uma série de etapas para que tudo corra bem, seja no caso de empresas ou de particulares.
Uma vez que este tipo de mudança é, regra geral, de um valor mais avultado, sugerimos que seja planeada com muita antecedência, para que dê tempo de solicitar diversos orçamentos, sendo que o preço irá diferir consoante os serviços contratados, o tipo de mercadoria e o volume da mesma, o número de transportes necessários e a natureza dos mesmos (aéreo, terrestre ou marítimo) e os prazos a cumprir.
Todo o inventário terá de ser devidamente controlado para assegurar que a totalidade da mercadoria chega ao destino.
Para se fazer mudanças, normalmente são necessárias viaturas comerciais. A alternativa a contratar uma empresa de mudanças (que inclui todos os serviços inerentes a esta tarefa) é a de recorrer ao aluguer de carrinhas para mudanças, que podem ser requisitadas à hora (podendo custar desde 10 euros por hora), ao dia ou até à semana.
Fazer mudanças não é propriamente uma tarefa fácil, para além de que mudar de casa ou de escritório acarreta sempre algum stress e muita preparação.
Como tal, é essencial que escolha não a empresa que presta este serviço pelo preço mais reduzido, mas sim a que possui tudo aquilo que precisa (equipa, elevador exterior, etc.) e que assegura o transporte dos seus bens com a máxima segurança.
O elevador exterior para mudanças é necessário quando a carga a transportar é muito pesada e delicada, de grande volume e quando se trata de habitações ou escritórios situados em andares elevados. Este tipo de equipamento costuma atingir, aproximadamente, os 30 metros de altura e suporta cargas até cerca de 400 kg, sendo perfeito para que os objetos não sejam danificados na sua remoção.
Além disso, as mudanças com elevador permitem ao cliente economizar muito tempo neste processo, o que se traduz numa poupança de dinheiro considerável. Num serviço contabilizado à hora, o elevador exterior para mudanças torna o procedimento muito mais rápido e ágil.
Desde logo, é necessário fazer o embalamento correto dos objetos/mobílias/eletrodomésticos a transportar.
Depois, já dentro do transporte, são utilizadas mantas e proteções para que os objetos não embatam uns nos outros. As cargas mais volumosas – tais como frigoríficos, máquinas de lavar, armários, etc. – devem ser presas às laterais do interior da carrinha de mudanças com fitas de carga.
É muito importante que todos os objetos cheguem em perfeitas condições ao destino e, como tal, a condução do veículo deve ser cautelosa.
Já no destino, deve ser feita uma verificação do estado de todos os objetos/mobílias.
Nalguns casos – tais como os que acontecem quando as famílias que se vão mudar necessitam de deixar a casa onde estão, mas aquela para a qual se estão a mudar ainda não está pronta – pode ser necessário recorrer ao armazenamento temporário de móveis, eletrodomésticos e outros pertences. Algumas empresas oferecem soluções de armazenamento temporário para situações como estas.
Nem sempre as mudanças acarretam serviços longos e demorados, podendo ser somente pequenas mudanças que implicam o transporte dos bens sem o seu acondicionamento (que fica a cargo do cliente).
Este tipo de serviço não só é mais rápido, como muito menos dispendioso e geralmente aplica-se às mudanças de casa, especialmente quando ainda não se tem mobília.
No Toma Conta é possível encontrar anúncios de empresas/particulares que realizam pequenas mudanças.