Por falta de tempo, nem sempre os donos dos animais conseguem assegurar uma resposta rápida a todas as necessidades destes. Além disso, imagine que vai fazer uma escapadinha de fim de semana ou que vai de férias e não tem com quem deixar o seu animal de estimação. É precisamente por causa disto que existe o pet sitting.
Um pet sitter é responsável por assegurar que o seu animal de estimação é cuidado e vigiado na sua ausência.
Suponha que vai fazer uma viagem ou que precisa de se ausentar, durante alguns dias, por qualquer motivo. Em vez de levar o seu animal para um hotel, o que muito provavelmente o deixará com ansiedade de separação, pode deixá-lo em casa, no espaço que lhe é habitual, para que este se sinta mais confortável e possa lidar melhor com a sua falta.
O serviço de pet setting pode, regra geral, abranger:
Embora este tipo de apoio possa ser solicitado para todos os animais de estimação, normalmente é mais requisitado para cães (dog sitting) e gatos (cat sitting).
Os profissionais que fazem pet sitting, normalmente, também podem assegurar o serviço de plant sitting, que implica regar e cuidar das suas plantas, bem como, se necessário, arejar as divisões em que estas se encontram ou colocá-las ao sol (dependendo da espécie).
Enquanto o dog sitting é um serviço abrangente que implica prestar diversos cuidados ao cão durante uma ausência prolongada do(s) dono(s) (ou seja, em situações que estes se ausentem durante, pelo menos, um dia), o dog walking é apenas um dos muitos serviços que um dog sitter pode prestar.
Dog walking é o nome que se dá ao serviço de passear um cão, de levá-lo à rua.
Portanto, o serviço de dog sitting, para além de poder incluir o dog walking, engloba ainda:
Note que, ao fazer dog walking, deve ser respeitado um conjunto de regras:
O cat sitting é um serviço no qual um profissional se desloca à sua casa para cuidar do seu gato enquanto está ausente, para férias ou em deslocações de trabalho, por exemplo. Neste sentido, é precisamente o contrário de deixar o seu gato num hotel.
Os gatos são animais territoriais, pelo que é muito importante manter a rotina destes e não os deslocar da casa onde habitam, situação que lhes causa sofrimento. No Toma Conta pode encontrar um cat sitter que melhor corresponda às suas necessidades.
Este tipo de serviço costuma ser cobrado à hora por um preço que varia, normalmente, entre os 5 e os 20 euros. Este montante irá diferir em função do número de tarefas contratadas e da sua localização.
Naturalmente, quanto mais horas o profissional despender com o seu animal de estimação, mais elevado será o custo associado. Tenha ainda em consideração que alguns pet sitters cobram mais se se tratar de fins de semana e/ou feriados.
No Toma Conta pode encontrar cuidadores de animais que prestam os seguintes serviços próximo da sua localização:
Através da nossa plataforma, Toma Conta, pode candidatar-se a prestar serviços de pet sitting/cuidador de animais. Selecione todos os serviços que pode prestar, adicione uma fotografia de perfil e descreva as suas competências como pet sitter ou plant sitter.
Para aumentar as chances de ser contratado para serviços de cuidadores de animais, recorra à opção “Perfil verificado”. Ao fazermos a verificação do perfil do profissional, garantimos que o profissional é realmente adequado ao cuidado dos animais: que se trata de uma pessoa afetuosa e que consegue tratar o seu bichinho de forma personalizada, com toda a interação de que este necessita.
Em Portugal, um serviço de dog walking (passear cães) ronda entre 5 a 12 euros por hora, sendo que, regra geral, os passeios de cães têm uma duração de 30 minutos. Um dog walker pode, assim, ganhar, em média, cerca de 8 euros à hora.
Na orçamentação, um dog walker leva em consideração os seguintes fatores:
Duração do passeio
Quantidade de cães
Raça e idade do animal
Cuidados especiais que sejam necessários.