Num serviço de Fisioterapia ao domicílio, os profissionais de saúde desta área deslocam-se a casa dos pacientes para realizarem a prevenção, recuperação e/ou tratamento destes, sendo indicado para todas as pessoas que, seja por incapacidade física ou comodidade, assim o pretendam.
Regra geral, as razões que podem levar as pessoas a terem de recorrer à fisioterapia ao domicílio sem ser por uma questão de conforto, encontram-se relacionadas com incapacidades por doenças degenerativas (tais como Alzheimer e/ou Parkinson, por exemplo), situações de dependência funcional (lombalgias, lesões ortopédicas, doenças reumáticas, AVC e outras) e até de envelhecimento (artroses, a título exemplificativo).
Além disso, a Fisioterapia ao domicílio pode abranger ainda um conjunto de cuidados continuados para convalescença.
Um fisioterapeuta ao domicílio desloca-se a casa do paciente para efetuar diagnósticos, elaborar planos de intervenção e realizar tratamentos de fisioterapia, levando consigo todos os equipamentos necessários.
Por vezes, em situações de recuperação de alguma patologia podem ser necessários mais profissionais de saúde ao domicílio, tais como enfermeiros, fisiatras ou osteopatas.
Todos estes benefícios acabam por contribuir para um aumento do bem-estar físico e psicológico dos pacientes, acelerando a sua recuperação e melhorando a sua qualidade de vida.
É natural que seja mais fácil encontrar fisioterapeutas ao domicílio perto das grandes cidades, mas existem sempre profissionais desta área de saúde que trabalham por conta própria e que se deslocam, mesmo para locais mais remotos.
No Toma Conta é possível pesquisar anúncios de fisioterapeutas ao domicílio em todos os distritos nacionais.
Normalmente, a Fisioterapia tem um custo por sessão, seja em casa ou em hospitais/clínicas. Enquanto alguns pacientes só necessitam de uma sessão ocasional, outros precisam de um tratamento recorrente, o que faz com que acabem por fazer várias sessões até estarem recuperados.
Dependendo de qual for o caso específico, existem fisioterapeutas que cobram apenas por sessão individual e outros que fazem pacotes com um dado número de sessões que podem ficar com um custo mais acessível.
Os preços variam, assim, consoante o número de sessões contratadas, a duração das mesmas e o preço estabelecido pelo profissional.
O tempo dos tratamentos depende sempre do que for aconselhado pelo fisioterapeuta e da própria lesão em si, mas, regra geral, costumam durar cerca de 50-60 minutos. Também a periodicidade das sessões dependerá das necessidades do paciente.
A Fisioterapia trabalha as funções musculares e das articulações, contribuindo para melhorar o equilíbrio, a postura corporal, a coordenação motora, a amplitude dos movimentos e a força.
Os tratamentos fisioterapêuticos, cujo principal objetivo é a reabilitação física, são totalmente personalizados e individualizados para cada paciente, sendo preparados por profissionais de saúde altamente qualificados.