Por norma, os trabalhos de jardinagem incluem:
O jardineiro é a pessoa responsável pela limpeza, construção e manutenção de espaços verdes, jardins e quintais. Muitas vezes, este profissional também trabalha em viveiros (centros de jardinagem), onde assume funções relacionadas com a criação e propagação de plantas.
A limpeza e manutenção de jardins inclui, regra geral, as seguintes tarefas:
Ao contratar este serviço, garante-se uma manutenção periódica do espaço verde, para que este tenha sempre um aspeto cuidado e esteja sempre saudável.
Existem empresas de jardinagem com arquitetos e outros profissionais especializados (tais como jardineiros e decoradores de exteriores) no desenho de projetos de áreas paisagistas, que encontrarão a melhor solução para o seu jardim.
A construção de jardins é um serviço que passa por diversas etapas e que implica um trabalho especializado por parte de quem o faz, envolvendo jardineiros e arquitetos paisagistas.
Passo 1: diagnóstico
A primeira fase da construção de jardins é o diagnóstico, no qual um técnico especializado avalia o espaço. Na construção de jardins é muito importante que o espaço verde esteja harmonizado com o resto da casa e com a sua envolvente.
Passo 2: escolha de plantas e ideação
Após avaliar o espaço, o técnico especializado ou a empresa de jardinagem procede à planificação, aconselhando relativamente às plantas, arbustos e/ou árvores ideais para o tipo de solo e iluminação existente.
É nesta fase que se idealiza e se constrói um protótipo do jardim, tendo em conta as características deste e as necessidades do cliente.
Para além das próprias plantas, podem ser utilizados outros elementos decorativos nos jardins, tais como pedras (que modernizam), lagos (que adicionam cor e permitem a utilização de plantas aquáticas, se o cliente desejar), cascatas, vedações, paliçadas e pérgulas (que conferem um ambiente mais clássico e transmitem tranquilidade).
Passo 3: produção
Na última etapa realiza-se efetivamente a construção do jardim conforme o planeamento acordado com o cliente.
Para garantir que tem um sistema de rega adequado às necessidades hídricas do seu jardim, deve contratar profissionais especializados nesta tarefa, que procedem à elaboração do projeto e do mapa de quantidades e à respetiva instalação, afinação e eventual reparação.
Quanto mais apropriado e de qualidade for o sistema de rega instalado, mais reduzidos serão os custos com água e com a manutenção do jardim.
Nas áreas de grande dimensão e que sejam compostas por relvados, é habitual recorrer-se ao sistema de rega por pulverização/aspersão que, por via de canhões de água ou aspersores, permite regar plantas ou relva com um efeito tipo “chuveiro”.
Os serviços de jardinagem rondam, em média, os 15 euros por hora, valor que será mais ou menos elevado consoante o número de colaboradores necessário, o tamanho, a natureza e acessibilidades do espaço, bem como as tarefas, ferramentas e máquinas de jardinagem necessárias.
Porém, serviços como os de instalação de sistemas de rega e colocação de relva artificial em tapete, por exemplo, possuem um valor mais elevado.
À data de janeiro de 2023, a taxa normal de IVA aplicada na prestação de serviços é de 23% em Portugal Continental, 22% na Região Autónoma da Madeira e 16% na Região Autónoma dos Açores.