Perguntas Frequentes sobre Limpezas Domésticas

Dependendo das horas contratadas e daquilo que o próprio cliente pretende, os serviços de limpezas domésticas podem incluir, geralmente, as seguintes tarefas:

  • Limpeza e arrumação do interior da casa: o que implica arrumar tudo o que, à vista, esteja fora do sítio, limpar o pó, aspirar e lavar o chão, incluindo limpeza de cozinha e casas de banho;
  • Lavagem de alcatifas, carpetes e estofos;
  • Limpeza de eletrodomésticos: o que abrange, por exemplo, lavar o interior do micro-ondas, frigorífico e forno;
  • Limpeza de vidros e janelas;
  • Limpezas e arrumação dentro de armários/móveis;
  • Encerar chão;
  • Mudar roupas de camas;
  • Fazer a gestão da lavandaria: separar, lavar e estender roupa;
  • Passar roupa a ferro;
  • Serviços de costura;
  • Lavar e arrumar loiças;
  • Limpeza de exteriores: aplicável a quem tem varandas, terraços e quintais;
  • Limpeza de paredes;
  • Serviços de organização.

Pode optar por um serviço periódico (semanal, quinzenal, mensal ou até diário) ou ocasional (conforme precisa e sem dias e horários fixos).

Antes de contratar um serviço de limpezas domésticas, deve acordar, com a pessoa que o vai realizar, quais as tarefas de que necessita e o que é prioritário para si, atendendo ao orçamento de que dispõe. Desta forma, pode fazer um plano ajustado ao que realmente pretende e não ter surpresas com o preço.

Tenha em consideração que, se se tratar de uma casa que tenha dois andares, é provável que o profissional que vai prestar o serviço possa precisar de uma parte da manhã e da tarde também para concluir a limpeza doméstica.

Existem dois tipos de empregadas de limpeza: externa e interna.

Uma empregada doméstica externa é contratada de forma totalmente independente ou através de uma empresa de limpezas domésticas para prestar os serviços contratados num horário pré-estabelecido.

Por sua vez, uma empregada doméstica interna também pode ser contratada da mesma forma, para os mesmos serviços, mas a diferença face à externa é que fica alojada em casa da família para quem trabalha, podendo igualmente acompanhá-la noutras situações, tais como férias, por exemplo.

Normalmente, as famílias contratam empregadas domésticas internas quando, para além das lides da casa, precisam de alguém que também faça baby sitting, prepare refeições ou preste apoio domiciliário a idosos ou a pessoas acamadas, ou ainda quando vivem em casas muito grandes (que implicam muitas horas semanais de trabalho) e se trata de famílias numerosas. Nestas situações, é preferível fazer as contas para perceber o que mais lhe compensa economicamente.

Prós e contras de cada opção

Ter uma empregada doméstica interna tem diversas vantagens, nomeadamente, e desde logo, em situações de emergência (sejam de saúde ou até porque lhe marcaram uma reunião urgente no trabalho, por exemplo), nas quais esta pessoa pode prestar auxílio rápido e imediato.

Se a sua vida for feita de imprevistos regulares, uma empregada interna estará lá sempre para amenizar os danos e ajudar na resolução rápida do problema.

Já no que às desvantagens diz respeito, pode existir alguma dificuldade em confiar em alguém “de fora” que, no fundo, não é um membro oficial da família, mas que irá tomar conta desta e zelar pelos seus bens.

Por isso, se procura uma empregada deste género, na plataforma Toma Conta pode, para além de pesquisar todos os requisitos de que precisa, selecionar os perfis que foram verificados pela nossa equipa e ver se os/as profissionais em questão possuem avaliações ou recomendações por parte de outras famílias.

Se precisa apenas de alguém que faça as suas lides domésticas de vez em quando e apenas em certos dias específicos, pode ser preferível optar por uma empregada doméstica externa, que não terá tanta interferência na rotina da família. Por outro lado, tenha em consideração que este/esta profissional não estará à sua disposição para emergências que surjam.

Supondo que necessita de uma empregada interna, por exemplo, recorrer a uma agência de empregadas domésticas pode dar-lhe uma segurança e confiança adicionais na hora de contratar uma pessoa que, no fundo, vai viver na sua casa e ficar a conhecer a sua rotina em profundidade.

Em situações de limpezas pós-obras, por exemplo, em que se afiguram necessárias limpezas em profundidade e que demoram mais horas, pode ser preferível recorrer a empresas de limpezas domésticas, que possuem vários profissionais preparados e formados para os mais diversos cenários. O mesmo acontece com espaços que sejam muito grandes.

Muitas vezes, o que estas empresas fazem é enviar dois profissionais em simultâneo para garantir maior eficiência e que mais tarefas sejam concluídas num menor espaço de tempo. Ademais, costumam estar incluídos também os produtos de limpeza (algo que não se verifica quando os profissionais desta área trabalham de forma independente). No entanto, note que esta opção implica custos acrescidos.

Atualmente, contratar um serviço de limpezas domésticas não é um luxo, mas sim uma necessidade.

Entre a azáfama de trabalhar, de levar e ir buscar crianças à escola, de ir ao supermercado, gerir as finanças da casa, etc., e ainda fazer as lides domésticas, pode tornar-se num autêntico pesadelo e gasto de tempo que pode, ao invés, aplicar para passar em família ou fazer outras coisas que gosta.

Se precisa deste tipo de serviço rapidamente, na plataforma Toma Conta pode contratar uma empregada doméstica urgente. Selecione o tipo de serviço que pretende e a sua localização e terá acesso a vários anúncios de profissionais disponíveis.

O tamanho do espaço e a quantidade de objetos que se possui vão naturalmente influenciar o preço das limpezas. Regra geral, as moradias implicam mais horas de trabalho do que os apartamentos, por exemplo.

Os valores a pagar por este serviço dependem, desde logo, se o/a profissional que escolher será externo ou interno, isto porque, geralmente, as empregadas de limpeza externas recebem à hora, ao passo que as internas possuem um salário mensal fixo.

Empregada de limpeza – preço/hora

No caso das empregadas de limpeza externas, normalmente os valores a pagar variam entre os 6 a 10 euros por hora.

Geralmente, quando há um acréscimo de serviços para além da limpeza doméstica propriamente dita, pode compensar contratar uma empregada interna em vez de estar a pagar uma externa à hora.

Existem profissionais que, para além das lides domésticas, auxiliam ainda no apoio a idosos, a crianças e até a animais (pet sitting).

No Toma Conta pode pesquisar por todos os serviços de que precisa e pelos profissionais que prestam vários em simultâneo, o que lhe permite encontrar a pessoa mais adequada ao seu perfil e necessidades.

O serviço de limpeza residencial diz respeito à limpeza de moradias e/ou apartamentos particulares, tratando-se assim de limpezas domésticas ocasionais.

Na limpeza residencial, um ou mais profissionais (consoante o tamanho da habitação e o tipo de limpeza que se pretende – geral ou profunda) deslocam-se a sua casa durante um período de tempo estabelecido, garantindo a higienização desta.

Este serviço tanto pode ser prestado por um particular, como por uma empresa de limpeza residencial.